quarta-feira, 18 de junho de 2008

ATA DE 15/06/08 - CCSP

PASSEATA ECOLÓGICA



1ª REUNIÃO – Sábado, 14 de junho de 2008, Centro Cultural São Paulo – 19h até 21h

Andamento

  1. Apresentações
  2. Informes, esclarecimentos e consensos
  3. Apresentação e discussão de propostas
  4. Deliberações



2. Informes e esclarecimentos

    • Exposição em bloco das reportagens, dados e notícias guardados pelos integrantes do grupo. Destaques para as estatísticas de poluição e desmatamentos, bem como para a acidificação dos oceanos.

    • Esclarecimentos sobre os objetivos imediatos e mediatos da Passeata. Sugestão do trinômio “conscientizar, mover, divertir”. Levantada questão de planejamento para o dia, bem como de previsão do número de participantes. Apresentada a possibilidade de empréstimo de um carro de som para o dia. Levantada a questão da relação com as ONG´s e possíveis apoiadores partidários. Consenso na manutenção da independência partidária.

    • Consenso na necessidade de um foco atento à expressão artística, com possível apresentação de bandas, grupos de maracatu e até mesmo uma festa posterior.

    • Para incrementar a promoção da passeata, aumentar o número e o prereparo dos participantes foi sugerida a “panfletagem limpa” em parques pela manhã nos finais de semana. Isso seria feito com a menor utilização de papel possível, dando-se maior enfoque a arrecadação dos e-mails dos interessados, para mandar uma via do panfleto eletrônica e não poluente.

    • Consenso na necessidade de um enfoque privilegiado para a conscientização da sociedade civil em suas atividades cotidianas e domésticas. “Tirar do automático” alguns hábitos nocivos da população.

3. Apresentação e discussão de propostas

    • Diante dos consensos obtidos, foi proposta a criação de três comissões, com os seguintes nomes e tarefas:
    • a) Comissão de arte (ARTE)

Bolar um logotipo e um slogan, dando início à construção da identidade visual do grupo; iniciar o design dos panfletos eletrônicos e –especialmente – de cartazes, que apresentam maior eficiência na relação papel utilizado- pessoas informadas.

    • b) Comissão de relações institucionais (RI):

Pesquisar junto a Ong´s e grupos interessados na ‘causa ambiental’ (em geral) e eventuais empresas o interesse em ajudar na divulgação, oferecer apoios e até mesmo patrocínios. Um primeiro momento, portanto, de sondagem das possibilidades do grupo em travar tais relações, e quais seriam seus termos, para serem posteriormente discutidos.


c) Comissão de notícias e estatística (NE):

Organizar os dados colhidos pelos participantes, para facilitar o acesso de todos, e já pesquisar assim dados para a confecção de uma “Cartilha de conscientização doméstica” (provisório) , visando atender aos objetivos mover e conscientizar.

4. Deliberações

Após defesas, foi aprovada por unanimidade a criação das três comissões, com suas respectivas tarefas, sendo responsável por elas os integrantes Augusto Pessin (arte); Rafael Prudente (RI) e Victor Bueno Franco (NE).

Encerramento da reunião às 21h.

São Paulo, 15 de junho de 2008

Responsável pela elaboração desta ata:

Augusto Pessin

3 comentários:

Marcos Peixoto disse...

Augusto,

De novo, parabéns pela reunião de sábado passado e pela formação das comissões. Falei com o Ademir, da Atlética. Ele manifestou o seu apoio pessoal e comprometeu-se a falar com os demais e com o diretório acadêmico. Sugeriu o envolvimento da liga esportiva e dos percussionistas, mais de duzentos estudantes. A Natália e o Werner acompanharam a conversa. Eles sugeriram a transferência da data da passeata para o terceiro ou quarto domingo de agosto, a fim de envolver os calouros no trote solidário, solidariedade que incluiria o planeta terra. Em seguida conversei com o professor Chammas da Comunicação e ele se prontificou a ajudar na preparação da comunicação dos participantes, a fim de que haja um discurso homogêneo e consistente. Em meio à conversa, apareceu a professora Fernanda, da TV Mackenzie e disse que sugeriria uma pauta sobre a passeata ecológica para o início de agosto. E hoje dia 21 de agosto pedi autorização ao meu diretor, professor Nuncio, para apoiar a passeata ecológica liderada pelos mackenzistas, recebendo entusiástica aprovação.

Portanto, a luta continua!

Forte abraço,
Marcos

Marcos Peixoto disse...

Rafael Prudente
Obrigado pelas palavras estimulantes.

Como você sabe, a ética é uma reflexão sobre as regras morais que se destinam a garantir a sobrevivência dos grupos humanos.

E a sua geração, ou luta para que o desenvolvimento seja sustentável, preservando o meio-ambiente planetário, ou vai sofrer demais as consequências de uma alienação individualista.

Veja. O fato do Brasil ser o quarto poluidor do mundo, principalmente em razão das queimadas, põe nos ombros da sua geração o peso de uma luta dificílima, contra todos os poderosos que não pensam no bem-estar de vocês.

Portanto, a luta continua!

Marcos Peixoto disse...

Augusto, bom dia! São quatro minutos do dia 13! Quase três meses da reunião de 15 de junho!

E O MINC RECUOU, hein? Você está de parabéns. Li na Folha de 11, ontem, e vi que ele te plagiou, sobre os nossos pulmões serem iguais aos dos europeus.

É claro que o secretário Eduardo Jorge mencionou a passeata e a nossa manifestação contra o enxôfre no diesel na reunião do Conama, em Brasília, com ele, no dia anterior.

Deduzo porque o email do Eduardo Jorge para você, sobre o evento na Praça Buenos Aires veio dia 09, um dia antes da reunião em Brasília.

O Minc recuou na prorrogação que a Petr e a Anfavea queriam, por ora pelo menos.

A passeata já surtiu efeito mesmo antes de se realizar.

Parabéns, e a luta continua!

Marcos Peixoto